PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Segundo o PCN, é através do brincar que a criança constroe sua aprendizagem a cerca do mundo em que vive. Assim como as brincadeiras, jogos é uma pequena parte desta atividade, permitindo que a criança crie e modifique as regras a serem respeitadas em comum acordo com seus parceiros, propiciando o desenvolvimento de sua automia moral.Dessa forma é fundamental que nós educadores estejamos atentos do nosso papel e de sua importância,pois ele é a ponte fundamental da passagem do mundo infantil para o adulto.
É ele que garante uma maior reciprocidade entre as atividades de pesquisa e o ensino que a escola desenvolve. Como educadoras, enfatizamos o jogo com o objetivo de desenvolver habilidades permitindo que as crianças tomem decisões,exercitem a imaginação,aprimorando a coordenação motora e a capacidade de transformar objetos.

Antes de começarmos a desenvolver as atividades, selecionamos os materiais necessários, adequando o ambiente de trabalho; sempre pensado nos prós e nos contras para alcançar um resultado melhor.

As regras são criadas aos poucos,já que as crianças são muito pequenas e não estão habituadas com elas.
Durante a nossa prática pedagógica analisamos o desempenho das crianças, observando se participam das propostas, se tem idéias durante a construção do jogo,se compreendem as regras, se interagem e cooperam com os companheiros.