Atividade

          Os jogos infantís são fundamentais na vida das crianças, principalmente na primeira etapa de suas  vidas, visto que elas aprendem e compeendem mais rápido por meio do desenvolvimento da concretização dos trabalhos. Portanto é primordial que elas vejam, participem e explorem com o corpo as atividades propostas. Diante dessa realidade, trabalhamos com jogos tradicionais, tais como: brincadeira de roda, pular corda, passa-anel, batata-quente, queimada, lenço-atrás, jogos de comando: ex. mamãe posso ir? boliche, dentro-fora, Gato e Rato, corrida do canguru, dentre outros.
          
          Atualmente, também é comum exercitar a prática de jogos virtuais, utilizando de métodos computadorizados: ex:Dominó de letras, desenhos e cores: Quebra-cabeça, Completar, enumerar e ligar letras, desenhos e palavras de histórias infantís. 
          
          Assim, desenvolvemos duas dessas atividades para apresentar como modelo aos internautas que acompanham o blog..

Jogo de Boliche:

Aula: Matemática
Professora: Eva
Faixa etária: a partir de três anos
Conteúdo: Números, quantidades, e cores
Competência: Contagem, comparação de quantidade, resolução de situação problemas, noções de cores e avaliação de força e distância.
Material: Jogo de boliche convencional ou feito com 10 garrafas pet enumeradas de 0 a 10 e cheias com papel crepon nas cores básica, e 2 bolas de borracha.
O jogo: Jogar boliche é uma atividade muito prazerosa e motivadora para as crianças, porque além de brincar elas aprendem a se organizar enquanto formam a equipe, enquanto se arruma as garrafas e acompanham atentamente a marcação dos pontos tambem são estimuladas a esperar a vez, a controlar movimentos de mãos, pés e corpo; e a prestarem atenção na distância entre elas e as garrafas e na força que se deve fazer para o arremesso da bola.

Essa atividade foi desenvolvida na educação infantil; E. M. Prefeito Furtunato Figueira - sala D, turma III.


Jogo: Corrida do Canguru.

Objetivos: Desenvolver a percepção espacial, noções de quantidades, identificação dos numerais, coordenação motora.

Materiais utilizados:

  • Dado
  • Cartões com numerais
  • Giz
  • Jogadores
Desenvolvimento: Distribuem-se os cartões numéricos em ordem crescente formando uma reta no chão. Cada numeral representa uma casa. Para facilitar trace linhas separando um numeral do outro deixando um determinado espaço para que a criança possa pular a cada número sorteado. Podemos formar dois times, uma criança de cada time joga o dado, uma de cada vez. O time salta as casas indicadas pelo dado, quem chegar primeiro ganha. Podemos usar a criatividade, utilizando duplas, mudando a ordem, aumentando os desafios de acordo com a idade dos jogadores.